quarta-feira, 7 de julho de 2010

Contagem no Karate


Olá a todos ...recentemente recebi uma visita no dojo de um amigo que chegou a pouco tempo do japão. Após assistir a aula, indagou sobre a contagem e falou que no japão não estou mais usando a palavra "SHI", inclusive nas escolas, ficando a contagem da seguinte forma: it ; ni ; san ; YON ......Explicou-me que a palavra "SHI" está associada a morte, por isso essa mudança no japão. Alguém aqui do forum pode confirmar isso........
abraços

Ary - Santos/SP



Também tinha esta dúvida e pedi uma explicação ao meu Sensei de Nihongo (Língua Japonesa). Abaixo transcrevo sua resposta... talvez seja útil:


Citar
Quando usar SHI ou YON, SHICHI ou NANA?

Não há ainda uma regra que estabeleça quando usar uma ou outra forma.

Alguns estudiosos afirmam que a utilização depende se quisermos dar um ar mais "nativo" (Yon) ou mais genérico (Shi) uma vez que os Japoneses, antes de importarem a escrita Chinesa, tinham os seus próprios números nativos:

1 - HITOTSU
2 - FUTATSU
3 - MITSU
4 - YOTSU
5 - ITSUTSU
6 - MUTSU
7 - NANATSU
8 - YATSU
9 - KOKONOTSU
10 - TÔ

Depois de importarem a escrita chinesa (KANJI) a forma de leitura chinesa dos números foram incorporadas à leitura:

1 - ICHI (Em chinês: Yi)
2 - NI (Èr)
3 - SAN (San)
4 - SHI (Sì)
5 - GO (Wû)
6 - ROKU (Lù)
7 - SHICHI (Qì)
8 - HACHI (Ba)
9 - KU / KYÛ (Jîu)
10 - JÛ (Shí)

Uma vez que a pronúncia da palavra "morte" (死) também é "SHI", esta palavra é normalmente evitada. Por isso o melhor é usar YON... mas não é obrigatório.

Fato: qualquer uma das formas que apresentas é correcta e pode muito bem ser utilizadas à vontade

(Esse assunto ainda está em discussão nos meios acadêmicos e parece não ter um fim a vista - apesar de alguns casos já estarem estabelecidos como corretos, como por exemplos são os casos de Yon-dan e Shichi-dan ao invés de Shi-dan e Nana-dan... e assim por diante.)

Abraço,
Denis Andretta.


Fonte: Karateca.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário