quarta-feira, 23 de junho de 2010

Especial Kata Diagramas e Significados

Significado de cada Kata

Heian-shodan/ Piñan-shodan
"Paz (Hei)e tranquilidade(an)" /kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas, inicialmente era chamado Heian Nidan

Heian-nidan
"Paz (Hei)e tranquilidade(an)" / idem anterior, era chamado Heian Chodan

Heian-sandan
"Paz (Hei)e tranquilidade(an)"

Heian-yondan
"Paz (Hei)e tranquilidade(an)"

Heian-godan
"Paz (Hei)e tranquilidade(an)"

Tekki-Shodan/ Naihanchi
"Cavaleiro de ferro" (tetsu=ferro, Ki=cavaleiro) Kata básico desenvolvido para fortalecimento de base. Aprimora a capacidade de gerar força em golpes na base kibadachi. Referência à força que deve possuir o karateka na base, nos golpes e no espírito (concentração).

Tekki-nidan
"Cavaleiro de ferro" (desenvolvido pelo mestre Itosu a partir do Tekki)

Tekki-sandan
"Cavaleiro de ferro" (desenvolvido pelo mestre Itosu a partir do Tekki)

Bassai - dai/ Passai
"Atravessar a fortaleza" - forma longa ver texto sobre a história do kata

Bassai-sho
"Atravessar a fortaleza" - forma curta desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir da forma básica Bassai, possui técnicas contra golpes de bastão.

Kanku-dai/ Kushanku
"mirando o sol" - forma longa (Kan=olhar,ku=nada,vazio, céu)/ Junto com as técnicas do Bassai-dai constitui os kata mais característicos do Shotokan treina a superação que o karateka tem que fazer dos seus próprios limites para conseguir vencer mais de 8 adversários, é o maior kata shotokan.Busca desenvolver a compreensão de Kyo - falha mental e física e jutsu - alerta.

Kanku-sho
mirando o sol" forma curta

Jiin
"Lugar de piedade", "Na sombra da bondade" (ji=amor universal, delicado, gentil, in=sombra)

Jion
"Gratidão e piedade", nome de templo budista (ji=amor universal, delicado, gentil; on=amor, benevolência, bondade)/ kata onde se demonstra maturidade e equilíbrio espiritual na aplicação dos movimentos, diferencia do Bassai e Kanku onde se demonstra grande força física e espiritual.

Jutte(jitte)
"dez mãos"(ju-dez,te=mão)/ técnicas contra ataques de bastão.

Meikyo/Lorei
"espelho limpo" (mei=claro,kyo=espelho)

Nijushiho/ Niseishi
"vinte e quatro movimentos" /trreina alternância de força seguida de suavidade, velocidade seguida de lentidão.

Sochin
"paz inabalável" (so=robusto, vigor, enérgico, chin=suprimir, ficar calmo),"criando raizes"

Gojushiho-dai/ Ouseishi
"54 movimentos" forma longa

Gojushiho-sho
"54 movimentos" forma curta

Hanguetsu/ Seisan
"meia-lua" (han=metade, meio, guetsu=lua)/trabalha técnicas de respiração lenta e movimentos em meia lua.

Gankaku/Chinto
"Grou sobre a rocha" (gan=rocha, kaku=a garça sobre)

Enpi/Wanshu
"O vôo das andorinhas" (en=pássaro, pi=vôo)

Chinte
"técnicas estranhas", "mãos estranhas" (chin=estranho, esquisito, te=mão)/ treina técnicas de mão que devem ser suficientes para livrar o karateka de ataques de lutadores mais fortes que ele

Unsu
"nuvem e mãos"(un=nuvem, su=mão)/destinado a karatekas de alto nível, seu domínio indica que o karateka está preparado para qualquer tipo de acontecimento.

Wankan/ Matsukase
"coroação do rei"(wan=rei, Kan=corvo)



Kata do Estilo Shotokan

Os KATA são a essência do estilo de karatê, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o carateca esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequencia, um grande mestre do passado disse que um kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com uma pratica dessa quantidade pode realmente alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois o kata não deve ser dublado e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.


1. Para cada kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta.

2. O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.

3. Há Kata que precisam ser aprendidos e outros que são opcionais. Os primeiros são os cinco Kata Heian e os três Kata Tekki. Os últimos são: Bassai, Kanku, Empi, Hangetsu, Jitte, Gankaku e jion. Os outros Kata são: Meikyo, Chinte, Nijushiho, Gojushiho, Hyakuhachiho, Sanchin, Tensho, Unsu, Sochin e Seienchin.

4. Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas: 1. o uso correto da força; 2. a velocidade do movimento, lento ou rápido; 3. a expansão e contração do corpo. A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores.

5. No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, incline-se no começo e ao terminar o último kata.

Obs : A palavra KATA não tem plural , só deve ser escrita no singular mesmo que falemos de mais de um kata


Diagramas dos Katas. Para salvar no PC clique com lado direito do mouse em em salvar como e escolha o local.





























Planta







Nenhum comentário:

Postar um comentário