terça-feira, 22 de junho de 2010

A Aplicação Terapêutica das Artes Marciais


INTRODUÇÃO

Muitas vezes as pessoas procuram tratar seus males das mais diversas formas possíveis. Tentam desde as armas mais convencionais, tais como, a medicina alopática, homeopática, acupuntura até as mais ortodoxas como cura espiritual, magnetismo, xamanismo, cromoterapia, etc.

Independente de qual forma seja tem-se uma preocupação em se tratar este mal já existente, do que tentar encontrar a causa dele, já que com certeza este mal começou a se formar em algum ponto de sua existência, já seja no plano mental, psíquico ou energético.


AS ARTES MARCIAIS E A SAÚDE

Existem dois tipos de Saúde. Uma forma de saúde que a pessoa adquire a custa de medicamentos e uma outra forma mais saudável que se consegue levando uma vida mais natural, sem tantos esquemas e condicionamentos a que está sujeito o homem moderno (embora a doença não seja privilégio apenas do homem moderno).

Uma pessoa que tenha uma boa alimentação durma bem todos os dias, seja alegre, tranqüilo, pratique algum esporte, hobby, ou seja, que esteja bem consigo mesmo terá menor probabilidade de adquirir algum mal, do que uma vida estressada porque seu negócio não dá certo, que coma desordenadamente, que leva uma vida sedentária.


E COMO AS ARTES MARCIAIS PODEM AJUDAR NESTA BUSCA?

Como dizem os médicos, terapeutas, uma prática física com constância pode levar o homem à longevidade. As Artes Marciais tem esse aspecto como um de seus pontos.

Se levarmos em conta nossa constituição física desde o mais denso ao mais sutil, o ser humano está composto por ossos, órgãos, vísceras, músculos, tendões, sangue. Com a prática das Artes Marciais estaremos soltando as tensões musculares, liberando as articulações, corrigindo as posturas, melhorando o fracionamento dos órgãos, oxigenando o cérebro e o sangue de uma forma que não se alcança com medicamentos.

Soltando as Tensões: em uma prática de Artes Marciais (salvo algumas) o primeiro passo para se conseguir realizar bem os movimentos é atingir um total relaxamento. Desde o momento do nascimento somos levados a pensar e a agir de acordo com o que os outros querem. Por nos anularmos assim o corpo cria mecanismos de defesa que são as tensões.

Coluna Vertebral: Considerada e eixo do ser humano, por ela passam canais de meridiano, nervos. Por isso quando temos algum problema com certeza isso se refletirá na coluna.

A coluna se divide em quatro partes, 3 delas articuláveis e uma fixa.

•Zona Cervical: reflete os problemas da cabeça.
•Zona Dorsal: reflete os problemas da zona média. Desde os pulmões até o plexo solar.
•Zona lombar: reflete os problemas da zona inferior. Problemas intestinais, renais, pernas.
•Zona Sacro Cocxigênea: Zona não articulável. Reflete os problemas com o nervo ciático, problemas sexuais, etc.

Se trabalharmos bem a coluna, seja com massagem e com correção postural teremos uma significativa melhora em todo o organismo.

Nas Artes Marciais é fundamental termos uma boa postura, por isso desde as primeiras classes se exige do aluno que comece a corrigir sua postura em conseqüência com o passar do tempo ele vai sentindo um bem estar, melhora o sono torna-se mais tranqüilo, sente que seu ritmo biológico torna-se mais padronizado, Isso ocorre porque com uma boa postura os órgãos, vísceras, ou seja, todo o organismo tem uma melhora em seu funcionamento.

Sistema Respiratório: Este é um outro ponto que damos muita importância nas Artes Marciais. O primeiro ato de um ser que nasce é respirar e também é o último, portanto não podemos passar um instante sem respirar. Um indivíduo que respire mal, normalmente tem uma vida agitada, enerva-se rapidamente, tem pouco poder de concentração, de autodomínio. Nas Artes Marciais o praticante aprende a respirar completo, com todo o seu sistema respiratório desde o baixo ventre até o cérebro, oxigenando todo o corpo. Com a prática constante suas atitudes vão mudando, melhora-se a concentração, tem mais clareza mental, além disto movimento abdominal trabalhará todos os órgãos internos.

Muito mais se poderia dizer deste tema em como produz melhoras no aparelho digestivo, no sistema cardiovascular, porém o mais importante é que o praticante saiba que com a prática ele passa a se conhecer fazendo uma auto-análise e terá técnicas suficientes passa a aplicar aquela que necessita em algum momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário